Ensaios e Artigos

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Duas Versões de João Grilo

– por Jessé de Almeida Primo

“A resposta e a reação de João Grilo no filme de Guel Arraes trouxeram-me à memória “Tres versiones de Judas”, de Jorge Luis Borges, do livro Ficciones”

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Éros como nostalgia infinita do ser – por Bernardo Lins Brandão

Nesta vida, estamos sempre em busca da beleza. Mas essa é uma busca paradoxal: quando a alcançamos, percebemos que encontrá-la de modo fugaz não é o bastante. Somos seres mortais; no entanto, não queremos que nossa experiência do belo termine. Nosso desejo por ele é também desejo de eternidade e é por isso, Diotima revela a Sócrates no Banquete, que éros é querer possuir o belo eternamente. Mas isso não é tudo. Indo além de Platão, nas Confissões, Agostinho vê claramente: nosso desejo não pode ser satisfeito por nada que existe neste mundo. Ele é maior que o mundo e mira o ser em toda sua plenitude.

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O Deus Oculto no Canto do Córner, um romance de Milton Gustavo – por Christiano Galvão

– por Christiano Galvão

– ‘Descobrir um deus oculto no canto do corner pode ser tão espantoso quanto descobrir no boxe o motivo para uma obra literária absolutamente excepcional. Tal é o caso destas memórias que, embora ficcionais, são todas feitas daquelas verdades e ironias que somente os escritores prontos sabem manejar. E tal é o caso de Milton Gustavo que, já pronto, aqui estreia mostrando não ser comum nem de todos os dias este balanço igual e cabal entre violência e arte.’

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O Escritor, entre Herodes e o Profeta – uma lição de T.S. Eliot, Fujimura e Flannery O’Connor

– por Hugo Langone

E este mistério jaz na matéria mais bruta que pode haver: do cotidiano à baixeza de um rei embriagado. “A ficção”, confirma a senhorita O’Connor, “diz respeito a tudo o que é humano, e nós somos feitos de pó; e, se ficar empoeirado é algo que lhe desperta desprezo, você não deveria tentar escrever ficção. Não se trata de um ofício grandioso o suficiente”. Pois o artista conserva precisamente a loucura do santo: a de estar metido na poeira de si, dos outros, do mundo, entrevendo nesta secura, nesta fraqueza, uma presença que talvez ele não saiba como, mas acaba por insinuar.

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